Endereço: Avenida Rio Branco, nº 817, sala 506 - Florianópolis/SC - (48) 30287880 / (48) 9965 7180 - e-mail: nanasalvatti@uol.com.br

BOLETIM INFORMATIVO: DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

Dia Mundial da Amamentação: Por mais direitos e ações

(1º de agosto de 2016)

No dia 1º de agosto, dia mundial da amamentação, é importante divulgar informações sobre o tema, tendo em vista as dificuldades das mulheres e da sociedade em compreender seu funcionamento e importância. Para uma amamentação bem sucedida, não é só de leite que as mulheres precisam. Muitas podem ter dificuldades físicas e emocionais, enfrentar o preconceito e a oposição com o trabalho. De maneira geral, não é possível amamentar sem se desvincular de outras atividades, especialmente, do trabalho e das tarefas domésticas, pois amamentar requer muita disponibilidade, quase integral, especialmente nos primeiros meses de vida do bebê. 

(Hora do Mamaço. Fonte: pebinhadecucar.com.br)
O sucesso da amamentação depende de licenças parentais estendidas e muito apoio, por isso, se faz necessário divulgar informações, criar redes, ampliar direitos, especialmente as licenças parentais e a redução da jornada de trabalho neste período. Identificar e articular pessoas, movimentos e organizações que convirjam para a amamentação podem contribuir para que a amamentação, recomendada, aconteça e beneficie o maior número de bebês e mulheres. Sim, amamentar também é importante para a saúde das mulheres, auxiliando, inclusive, na prevenção do câncer de mama.

No direito do trabalho, temos a licença-maternidade de 120 dias que pode ser ampliada para 180 dias (para as empresas que participam do Programa Empresa Cidadã), o intervalo para amamentação, a proibição do trabalho insalubre, mas ainda há pouco reconhecimento da importância da participação e envolvimento paterno com os cuidados do bebê e sua contribuição para o sucesso da amamentação.

(Advogada Mariana amamentando)
Em todo país, as lactantes têm prioridade no atendimento de serviços públicos e bancários e assento preferencial no transporte coletivo (lei 10048/2000). Em Santa Catarina, podemos destacar a Lei n° 16396/2014 que garante a amamentação em estabelecimentos comerciais e a Lei n° 15852/2012, que determina a destinação de local reservado para a amamentação e fraldário em terminais rodoviários intermunicipais. Todo ano, temos uma campanha na semana do aleitamento materno, que ocorre entre os dias 1 a 7 de agosto. Vale a pena acompanhar todos os anos e ter mais motivos para incentivar a amamentação (veja o site da Campanha). Para saber sobre as dificuldades na amamentação, divulgamos este texto sensível de Andreza Prado de Oliveira, mãe da Elis, Doula Pós-Parto, Educadora Perinatal, Advogada, Ativista e integrante do metAMORfose mãe e bebê  (veja também o seu site).

Também destacamos na região da grande Florianópolis o projeto de Maitê Andrade Brambilla, 34 anos mãe da Julia (7) e Flora (1), que depois de sofrer preconceito por amamentar em um estabelecimento comercial resolveu lançar nas redes sociais uma campanha a favor da amamentação. Para saber mais sobre o projeto, acesse a página do projeto no Facebook.

Por mais direitos e ações. Leite materno é tudo de bom!

Mariana, mãe da Helena e Isadora, lactante e advogada.

Aproveite também para ouvir a seleção de músicas para mães e bebês: Mandinho e Leite da mamãe.
________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia!